A nossa missão


Polo Valelendo reúne bibliotecas comunitárias de Guaratinguetá. Definimos como biblioteca comunitária aqueles espaços de leitura que surgiram por iniciativa das comunidades e são gerenciados por elas; ou, ainda, aqueles espaços que, embora não tenham sido iniciativas das próprias comunidades, voltem-se para atendê-las e as incluam nos processos de planejamento, monitoramento e avaliação. Em outras palavras, espaços de leitura e bibliotecas que preservem a natureza de uso público e comunitário em sua essência, tendo como princípio fundamental a participação de seu público nos processos decisórios e avaliativos.

Somos cinco organizações sociais que atuam com projetos de leitura literária na região do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo. Mantém cinco bibliotecas comunitárias, das quais participam diretamente cerca de 1500 crianças, adolescentes e adultos e um público indireto de 6000 pessoas, garantindo o acesso ao universo do livro e da leitura literária.  


Objetivo: fomentar a leitura literária na região, por meio de ações integradas e articuladas com os três setores da sociedade (civil, público e privado). 

Ações:
- Formação de mediadores, educadores e coordenadores de projetos de leitura;
- Seminário anual;
- Elo Literário - evento realizado em praças públicas que visa a divulgação das bibliotecas comunitárias e a promoção da leitura literária;
- Mediações de leitura em escolas públicas, CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), outros equipamentos públicos e comunidade;
- Participação e promoção de movimentos relacionados à área do livro e da leitura visando a incidência em políticas públicas;
- Fomento de rede de parcerias que promovam a sustentabilidade dos projetos de leitura.


Histórico:

Em março de 2010, por meio de uma parceria com o Instituto C&A, Projeto Prazer em Ler, e a mobilização da AMBAJAV - Associação de Moradores Jardim do Vale 1 que já tinha sua biblioteca  apoiada pela programa desde 2009, cinco organizações uniram-se em um projeto comum de incentivo à prática da leitura literária, inicialmente no município de Guaratinguetá, dando origem ao polo de leitura Guaralendo. Cada organização desenvolve desde então um projeto individual, além da mobilização coletiva, sendo:

  • Associação de Moradores Jardim do Vale 1: Projeto Caçadores de Leitura
  • Casa Betânia: Projeto Encantados pela Leitura
  • Casa do Puríssimo Coração de Maria: Projeto A magia da leitura
  • Obra Auxiliar de Santa Cruz: Projeto Lervida
  • CEI Francisco e Idalina - Fazenda Esperança : Projeto Janelas da Esperança 

Com o decorrer do tempo e o impacto das ações realizadas em Guaratinguetá, o grupo percebeu a necessidade de ampliar sua atuação em outros municípios do Vale do Paraíba. Diante disso, Guaralendo se torna, em 2012, ValeLendo e continua escrevendo sua história.



Para entrar em contato e saber mais sobre o Polo envie e-mail para valelendo@gmail.com ou ligue (12) 3133 -2903. Visite o nosso Facebook: https://www.facebook.com/valelendo.polo


Um comentário:

  1. Sinto muito prazer em fazer parte da familia ValeLendo, e ter sido o canal de mediação para a gestação e nascimento deste polo, sou intensamente grata ao Instituo C&A com o Programa Prazer em Ler, por acreditar e investir como parceiros nesta luta pela democratização do livro e leitura aqui no Vale. O Instituto C&A, com o PPL, fazem a diferença no Vale do Paraiba. Célia Judite Coordenadora Polo ValeLendo (antigo Guaralendo)

    ResponderExcluir