Aconteceu no Polo Valelendo

TENDA LITERÁRIA DA BIBLIOTECA LERVIDA NO "ARRAIÁ  DA OBRA AUXILIAR DA SANTA CRUZ" DIVULGA "AS TROVAS DOS TROVADORES DO VALE DO PARAÍBA"

Durante o Arraiá da Obra, a Biblioteca Lervida divulga as TROVAS do Vale do Paraíba.


Os usuários de uma das Bibliotecas do Polo declamam Trovas de autores do Vale.


Parabéns a todos que fizeram deste momento um espaço cultural distinto!

Mais trovadores!!!

O Correio Literário além de divulgar as Trovas, a Biblioteca também arrecadou fundos para a compra de material para a Biblioteca.

TUR LITERÁRIO

No da 10 de maio na Obra auxiliar da Santa Cruz foi realizado pela 
Biblioteca LERVIDA um Tur Literário em Homenagem as Mães.

Durante todo o mês de abril nas atividades de mediação e no clube dos leitores se preparou o Evento. 



O TUR começou  na tenda com Sarau de Poesias onde crianças recitaram poemas de diversos autores. Ao termino do recital cada mãe recebeu uma poesia.
Tenda "Sarau de  Poesia"
Em seguida foram para o  Quiosque, onde estava acontecendo a Mediação de Leitura feita pelos mediadores mirins.
Quiosque "Mediação de Leitura"
 Geovana- Mediadora Mirim
 No Quiosque foram mediados três Livros:
·         Eu gosto de mim,
·         Eu amo minha Mamãe 
·        MÃE (poesia de  Mario Quintana)

  Ao término das Mediações, distribuição de marcadores de páginas confeccionados pelo grupo.


No terceiro ambiente, a  biblioteca, momento enriquecedor para Mãe e Filho.  As mães mediando para os filhos e  filhos mediando para suas mães.  




Biblioteca "Leitura entre Mães e Filhos"
Os espaços estavam preparados com um ambiente bastante agradável.
Foi uma noite agradabilíssima para todos.  



ENCONTRO NACIONAL DO PROGRAMA PRAZER EM LER- 2013


De 01/04 a 05/04/2013 o Polo Valelendo participou noENCONTRO NACIONAL do PROGRAMA PRAZER EM LER em Belo Horizonte.
Magda Kalil e Ilísia Medeiros foram representar o Polo ValeLendo dessa ação do Programa.
Na abertura do Encontro esteve presente Paulo Castro,diretor do Instituto, e convidados especiais Affonso Romano de Sant'Anna e Marina Colassanti para o Painel:
"Leitura: direito de todos"

Nos demais dias estiveram presentes diversos convidados onde destacamos: Nelson Cruz, Leo Cunha, Frei Betto, Zoara Failla... Foram diversos painéis que todos os dias contribuíram para o enriquecimento formativo dos Polos e demais cidadãos de Belo Horizonte.
Dia 3/04 na Academia de Letras de BH foi o lançamento da obra “Depois do Silêncio: Escritos sobre Bartolomeu campos de Queirós”, com organização de Lucilla Soares e Ninfa Parreira. Nesse grande momento todos os Polos estiveram presentes e foram presenteados com a Obra.
O Encontro foi um momento muito especial para que os Polos socializassem suas experiências e tivessem contato com a Equipe Técnica que o Instituto coloca a disposição para acompanharem a prática de cada Polo.
Esse foi o 1ª Encontro do novo ciclo e além dos Polos que fazem parte do mesmo , foram convidados os Polos do Ciclo anterior e que continuam uma parceria com o Instituto de uma forma diversa.
O Polo ValeLendo agradece  ao Instituto C&A por continuar a parceria.Em especial queremos agradecer todo a Equipe técnica na pessoa que coordena o programa Volnei Canônica. Os três anos de Parceria tem sido uma grande riqueza de experiências para as cinco Organizações que compõem o Polo, continuar como parceiros é uma grande alegria e um prazer fazer parte dessa rede que quer contribuir com um brasil mais leitor.

“ Um por todos e todos por um Brasil de leitores!”



Seminário discute Plano Nacional do Livro e Leitura

    



     Aconteceu na cidade de Guaratinguetá, no último dia 27 de setembro, no auditório do SENAC, o III Seminário de Leitura organizado pela equipe do Polo de Leitura Vale Lendo, um grupo apoiado pela rede de lojas C&A e que desenvolve um admirável trabalho de incentivo à leitura através da ação integrada de cinco bibliotecas comunitárias na terra de Brito Broca e Francisco de Assis Barbosa.
 Ruth Guimarães

Iniciado com uma mesa redonda para apresentar e discutir as experiências do projeto em algumas cidades do Brasil, o evento teve sequência com as ilustres presenças da escritora Ruth Guimarães, da Academia Paulista de Letras, e do escritor Oswaldo de Camargo.
A autora de Agua Funda, com peculiar sabedoria, alertou para a necessidade, em uma sociedade na qual todos se voltam para o lazer e o descanso, que as pessoas trabalhem mais. Não disse de um trabalho banalizado, rotineiro e sem sentido, mas de um trabalho criativo e refletido, o que se aplica, sobremaneira ao ler e ao escrever.
Ressaltando a ideia de que para falar ou escrever é preciso ter o que dizer, Ruth Guimarães advertiu sobre os riscos de uma cultura - e de uma escola - que não se ocupa de ensinar a pensar, apontando a tecnologia como um instrumento que tem reforçado o trabalho de cópia ao invés do esforço de aprimoramento humano. “A pesquisa - qualquer que seja - deve permitir o crescimento de uma pessoa”, disse.
Plano Nacional do Livro e Leitura

No período da tarde, os participantes foram subdivididos em oficinas, sendo uma delas voltada para a apresentação e discussão do PNLL, a partir do qual os municípios de todo o Brasil poderão organizar seus Planos Municipais do Livro e Leitura.
O PNLL, que “consiste em estratégia permanente de planejamento, apoio, articulação e referência para a execução de ações para o fomento da leitura no País”, foi aprovado por decreto de 10 de setembro de 2011 e volta-se para quatro objetivos: “democratização do acesso ao livro; formação de mediadores para incentivo à leitura; a valorização institucional da leitura e o incremento de seu valor simbólico; e o desenvolvimento da economia do livro como estímulo à produção intelectual e ao desenvolvimento da economia nacional.” (parágrafo 1º do artigo 10 do Decreto nº 7.559/2011).
Plano Municipal do Livro e Leitura

  Sete cidades do Vale do Paraíba estiveram presentes no Seminário que serviu de provocação para que os representantes se mobilizem em seus municípios para que, em breve, algumas cidades da região possam apresentar seus Planos Municipais de Incentivo ao Livro e à Leitura, considerando que, segundo informações apresentadas no seminário, no Estado de São Paulo, até o momento, nenhuma cidade organizou o seu PMLL.
   O Lince parabeniza a organização do evento e congratula os abnegados voluntários que dispõe de seu tempo e trabalho para oferecer a paixão da leitura cada vez mais a mais pessoas.
Texto
 Jornal O Lince


BIBLIOTECA COMUNITÁRIA: UM JEITO DIFERENTE DE SER!



O polo ValeLendo composto por 5 organizações (AMBAJAV- Associação de Moradores de Bairro Jardim do Vale I, C.E. I Francisco e Idalina Guimarães – Fazenda da Esperança, Casa do Puríssimo Coração de Maria, Casa Betânia e Obra Auxiliar da Santa Cruz) se reuniu no dia 29 de junho de 2012 no auditório da Casa do Puríssimo Coração de Maria, para refletir sobre o tema: Biblioteca Comunitária: Um Jeito Diferente de Ser!

Estavam presentes 41 educadores das respectivas organizações, que durante o dia tiveram a possibilidade de aproximação do trabalho desenvolvido pelas 5 bibliotecas (Caçadores de Leitura, Janelas da Esperança, A Magia da Leitura, Encantados pela Leitura e Lervida).
Na parte da manhã a coordenadora do Polo, Célia Judite Santiago apresentou o Instituto C&A e dissertou sobre os eixos do PNLL (Plano Nacional do Livro e Leitura), deram continuidade à apresentação Ir. Maria das Graças Rodrigues, Ir. Ilísia Maria Medeiros e Talita Helen Godoy de Melo.
 As atividades da manhã foram encerradas com a apresentação de um vídeo do Movimento por um Brasil Literário com o título:
“A PALAVRA CONTA”.

Na pausa para o almoço, tivemos mais um momento literário, onde foram colocados nas mesas para todos os convidados, trechos de uma poesia intitulada “METAMORFOSE”, feita por nossa coordenadora Célia Judite.

Depois do almoço foram separados 3 grupos que participaram das seguintes oficinas:
Oficina 1: Acervo.
Oficina 2: Organização do Espaço.
Oficina 3: Mediação.


Os condutores das oficinas foram os mediadores e coordenadores das bibliotecas do Polo. Cada oficina se deu de uma forma dinâmica, onde os educadores convidados puderam compreender quais eram os focos e prioridades do Polo em relação às Bibliotecas Comunitárias. O fechamento desse momento foi feito numa socialização das experiências, onde se percebeu que o momento serviu para ampliar a visão sobre os Projetos de leitura realizados nas Organizações e a importância do Polo na promoção da Leitura Literária na região.


O dia foi finalizado com um sarau de poesia ao ar livre, no jardim da organização abrindo um caminho para um encontro mais próximo com a Literatura!


ELO LITERÁRIO - POLO VALELENDO




No dia 22 de agosto de 2012 o Polo promoveu um 
EVENTO LITERÁRIO
em Garatinguetá, levando suas Bibliotecas para as praças.
O Evento  teve muita acolhida pela população local que a partir desse dia teve um primeiro contato com as Bibliotecas do Polo.


Mediações...

"AÇÕES DO POLO ValeLendo"


MEDIAÇÃO de Leitura no LAR VICENTINO é uma ação sistematizada
da BIBLIOTECA LERVIDA.



Uma vez por mês a Mediadora de Leitura do Lervida, Marcilene Dutra Bispo vai no Lar Vicentino mediar para 18 idosos residentes neste espaço.



A mediadora não vai sozinha. Com ela vai um grupo de leitores/mediadores,
crianças e adolescentes, que frequentam a Biblioteca e que já são promotores da leitura em nossa cidade.


Você pode curtir mais algumas fotos das mediações feitas no dia 17/09/2012.






Nenhum comentário:

Postar um comentário