I Jornada Literária do Vale Histórico

A 1ª Jornada Literária do Vale Histórico aconteceu nos dias 18, 19 e 20 de setembro, abrangendo as cidades de Lorena e Guaratinguetá. Uma iniciativa do Instituto UKA, Academia de Letras de Lorena e do Polo de Leitura ValeLendo. 
O tema da 1ª  edição da Jornada fez uma referência à discussão sobre literatura e oralidade, dois marcos importantes na constituição e fortalecimento da escrita como ponte e transição entre os saberes tradicionais – oralidade – e a sociedade letrada da qual fazemos parte.
A programação foi elaborada para acolher esta temática e também para ir além dela, pois acreditamos ser de máxima importância a formação da consciência de nossos jovens para a construção da identidade brasileira. Nossa Jornada teve, portanto, como objetivo principal atingir os jovens e as crianças em idade escolar acreditando que será um importante instrumento para contribuir na capacidade leitora de nossas cidades e região.
Optamos por esta dinâmica de Jornada Literária por entender a importância de envolver as escolas no conhecimento da obra de alguns autores brasileiros em atividade, dando especial enfoque aos que trabalham com a temática em questão.  A Jornada Literária se caracteriza pela intervenção em diferentes espaços educacionais (escolas, bibliotecas públicas ou comunitárias, entre outros) a partir de um prévio trabalho realizado com a comunidade escolar sobre a obra do/a autor/a convidado/a. Esta foi  uma condição sine qua non para que a escola ou o espaço educativo pudesse receber o escritor.
Cada unidade recebeu, pois, um autor não-indígena que trabalha com a temática em sua criação literária e um autor indígena de modo que um pode complementar a explanação do outro e enriquecer a atividade.
Os  escritores que visitaram os espaços  foram Heloisa Pires, Daniel Munduruku, Matê, Mª Inez Espirito Santo, Cristino Wapichana, Tiago Hakiy, Rogério Andrade Barbosa e Roni Wasiry. 
       
Na programação da noite durante os três dias  aberto para o público em geral, se apresentaram os escritores  Pedro Bandeira, Thiago de Melo, Heloisa Pires, Matê e  Mª Inez Espirito Santo.


No dia 20 dentro da programação aconteceu o  4º SEMINÁRIO DE LEITURA do Polo ValeLendo com o tema : "POR UM VALE MAIS LEITOR” e  om o objetivo de promover a reflexão sobre diversas estratégias necessárias para a promoção efetiva da leitura e da formação de leitores no Vale do Paraíba, bem como favorecer a articulação de diferentes atores envolvidos na política do livro e leitura . O seminário se destinou a educadores e a pessoas envolvidas  e apaixonadas com as questões da leitura e do livro.

Auditório Luís Pasin - FATEA




















Pela manhã, o seminário contou com dois momentos de destaque:
O primeiro momento um           “Bate Papo” com os convidados dos Secretários da Cultura e da Educação dos Municípios de Lorena, Guaratinguetá e Aparecida, a Academia de Letras de Lorena, o Prof. Alexandre Marcos Lourenço Barbosa e o Escritor Prof. Jorge Abdalla. Neste espaço os convidados tiveram a possibilidade de expor  os trabalhos que estão realizando em seu  Município e os seus Projetos a curto e médio prazo para contribuir com um Vale Leitor. 

No segundo momento  tivemos  uma palestra com Thiago de Mello “Palavras encantadas”. 


De tarde, aconteceram as Oficinas que foram  ministradas em tempo simultâneo. A 1ª oficina  “Diário de Leitura: a ideia é simples.” foi assessorada pela professora  Mª Aparecida Machado, a 2ª” Literatura Indígena e Afro- brasileira no cardápio da leitura.” , assessorada  por Heloisa Pires e  Mª Inez Espirito Santo, 3ª “ Ilustração e poesia.” Assessorada pela poeta e ilustradora Denise Souza e por fim a 4ª “Mediação de Leitura- uma ponte entre o livro e o leitor.” , assessorada por Marcilene Dutra Bispo uma das mediadoras de leitura do Polo Valelendo.


Para finalizar o Evento contamos com a Ir. Olga de Sá que  apresentou   seu novo Livro " Histórias e Reflexões" e  fez uma breve motivação para os presentes em função da causa por "Um Vale mais leitor"   e  Daniel Munduruku  o  grande articulador e impulsionador da Jornada que encerrou o momento lançando a semente para que a temática continue sendo trabalhada no Vale e que muitas Jornadas possam acontecer no futuro.





Depois foram feitos os agradecimentos a todos os que tornaram possível este sonho, a   Prefeitura Municipal de Lorena, Ed. Melhoramentos, Instituto C&A, UNISAL, FATEA, Movimento por um Brasil Literário, Jornal Guaypacaré, e vários apoios,  Hotel Olímpia, Imprime Brasil e Aquila Contabilidade e as cinco organizações que compõem o   atualmente o  polo ValeLendo , AMBAJAV- Associação de Moradores de Bairro Jardim do Vale I, C.E. I Francisco e Idalina Guimarães – Fazenda da Esperança, Casa do Puríssimo Coração de Maria, Casa Betânia e 
Obra Auxiliar da Santa Cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário